ENTENDA O MERCADO DE AÇÕES DE UMA VEZ POR TODAS

 O QUE É? COMO FUNCIONA?

 O mercado de ações é um dos investimentos mais populares do mundo. Embora isso possa parecer intimidador para iniciantes, a verdade é que entender como o mercado de ações funciona é mais simples do que parece





AÇÕES

O que é uma ação?
 Antes de entender como funciona o mercado de ações, é importante entender o que é uma ação. Em suma, uma ação representa uma pequena parcela de uma empresa. Quando uma empresa emite ações, ela vende parte de sua propriedade aos investidores. Ao comprar ações, o investidor se torna acionista da empresa, o que lhe dá direito a uma participação nos lucros e influencia as decisões da empresa.

Como funciona o mercado de ações?
 O mercado de ações é onde as ações são compradas e vendidas. Existem duas formas de investir em ações: comprando ações diretamente de uma empresa ou investindo através do mercado de ações.

As ações são negociadas na bolsa de valores. O mercado de ações é um mercado organizado onde as ações são vencidas e vendidas. Algumas das maiores bolsas de valores do mundo são a Nasdaq e a bolsa de Valores de Nova York (NYSE), no brasil é utilizada a Brasil Bolsa Balcão (B3)

As ações são compradas e vendidas através de corretoras. Um corretor de valores é um intermediário entre investidores e mercados de ações. Quando um investidor deseja comprar ou vender uma ação ele realiza a transação por meio de um corretor ou uma empresa corretora como temos a Rico, Touro, Clear e hoje em dia até mesmo bancos com o Banco Inter já disponibilizam essas funções.

Os preços das ações são determinados pela oferta e demanda do mercado. Se houver muitas pessoas interessadas em comprar ações O preço tende a subir. Se houver mais vendedores do que compradores O preço tende a cair.


COMO GANHAR DINHEIRO COM AÇÕES?

As duas principais formas de os investidores ganharem dinheiro na bolsa de valores são aumentando o preço de seus investimentos (processo conhecido como "valorização") e recebendo pagamentos de dividendos. 

      Valorização: Se o preço das ações sobe, o investidor pode vender suas ações por mais dinheiro do que foram compradas originalmente, obtendo lucro.   

      Dividendos: algumas empresas repassam os seus lucros aos acionistas que possuem suas cotas, esses pagamentos podem servir como uma fonte passiva de renda para os investidores.  


CONCLUSÃO

 O mercado de ações pode parecer assustador para iniciantes, entretanto, com tempo e aprendizado, é possível compreender como funciona e obter retornos financeiros favoráveis.    Lembre-se que investir em ações possui riscos, e busque sempre o auxílio de profissionais qualificados para tomar decisões embasadas e reduzir riscos.  

Comentários