VOCÊ SABE O QUE SÃO FUNDOS IMOBILIÁRIOS E SUAS VANTAGENS?

 

Essas atividades são uma boa pedida para quem gosta de casas, mas não quer o trabalho de mantê-las e alugá-las. Veja como tudo funciona.




Os brasileiros amam um  tijolo, não é? Ter um lugar para ir quando você está cansado e desgastado, uma cama garantida, mesmo que todo o mundo esteja desabando, e um lugar para ficar longe de tudo. Muitas pessoas até compram mais de uma como um investimento, a fim de aumentar sua renda de aluguel. A ideia é boa, mas requer trabalho. Exige manutenção, reformas, relacionamentos com inquilinos, cobrança de pagamento e estar por conta própria depois de sair. Se você gosta de tijolo, mas não quer esse tipo de trabalho, uma opção de investimento popular no mercado brasileiro é o fundo para investimento imobiliário, ou FII.


O QUE É UM FII ?

Imagine que você e mais de nove amigos decidam se unir para comprar um prédio de 50 unidades de apartamentos como um grupo. Todos contribuem com 10% do total de fundos para transformar o edifício em uma sociedade cooperativa. Por acordo, você é o proprietário de uma parte desta grande propriedade, que inclui todo o edifício e não apenas os apartamentos 504 ou 201.Como nenhum dos doze é especialista em manutenção e gestão de imóveis, eles decidem contratar um profissional para lidar com tudo, incluindo a colocação de placas de "aluga-se" na entrada e a supervisão das visitas dos interessados.

É óbvio que qualquer investimento deve proporcionar um retorno para você, porque, caso contrário, não faria sentido deixar essa grana inteira lá, não é? Boas notícias! Depois de pagar todas as contas (que são tratadas por esse gerente de conta profissional), você receberá o dinheiro que os aluguéis lhe devem. Ao longo do ano, pode haver meses com muitos apartamentos vagos, o que resultará em um lucro menor ou talvez em uma perda. Também pode haver longos períodos de tempo vago.

Além disso, se o mercado imobiliário melhorar e os preços em sua área se elevarem, você poderá lucrar com essa valorização de sua casa, isso significa que o seu investimento valerá mais. Infelizmente, o oposto também é verdadeiro.


É precisamente isso que um fundo de investimento faz. Compra uma ou mais propriedades, realiza a administração predial e devolve ao investidor (referido como o "cotista") o dinheiro que é feito a cada mês. Existem fundos para edifícios residenciais, hotéis e apartamentos, mas os mais conhecidos são edifícios comerciais, como pistas corporativas, centros logísticos, shopping centers, faculdades, bancos e até mesmo cemitérios.


QUAIS SÃO OS TIPOS DE FII'S?


1 Fundos de tijolo - Se você e seus amigos realmente comprarem um prédio e estabelecerem um FII para administrá-lo, você estará investindo em um fundo para tijolos. Como explícito pelo nome, esses fundos são usados para comprar bens reais. Pode ser a fundação de apenas uma casa ou várias.


Fundos de papel - se os ativos do fundo forem constituídos por aplicações financeiras no setor imobiliário (papéis). Alguns exemplos incluem LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e CRI (Certificado de Recebível Imobiliário), títulos de recebíveis imobiliários, cotas de outros fundos de investimento imobiliário, entre outros. Nada de tijolinhos!

E disponível se você quiser um que combine os dois tipos. Atualmente, existem fundos que investem parte do valor da carteira em tijolos e outros em CRIs, LCIs, recebíveis e outras coisas.

Escolher um tipo em detrimento de outro dependerá em grande parte do seu perfil. Se você gosta de saber que você é uma parte física de um edifício, os tijolos podem ser interessantes. Os consultores estão recomendando fortemente um fundo de fundos de investimento imobiliário para aqueles que buscam diversificação em sua carteira. Isso porque, para equilibrar a carteira, é mais provável que o gestor do fundo escolha cuidadosamente quais pagamentos são os melhores, quais têm o potencial de render um retorno maior, ou que têm perfis de risco diversos, com o intuito de diversificação.


RENTABILIDADE


O investidor ganha de duas maneiras diferentes. A primeira é com a receita mensal gerada por bens e serviços (após dedução dos custos administrativos). De acordo com a lei, os fundos devem pelo menos distribuir 95% de sua receita líquida aos investidores. Em geral, as devoluções são pagas mensalmente.

A segunda maneira de lucrar com os FIIs é através de um aumento potencial no valor do investimento, se as propriedades em que eles direta ou indiretamente investem forem vendidas por mais dinheiro do que foram pagas por elas.

Comentários